segunda-feira, 25 de maio de 2009

Em que consiste a compostagem?

O processo consiste:



- Numa primeira fase, na transformação dos resíduos em pequenos pedaços.

- Deve fazer-se uma primeira camada no fundo do compostor com pequenos troncos ou braçadas de árvores de forma a permitir o arejamento dos resíduos. A seguir a matéria-prima a reciclar é colocada no compostor, alternando produtos verdes com produtos castanhos, onde decorre a sua decomposição natural. Normalmente a temperatura das pilhas é monitorizada, servindo estas informações para determinar o estado de decomposição.

- Com intervalos regulares, as pilhas do material são revolvidas com volteador (pode ser substituído por uma barra de ferro, por exemplo o cabo de uma vassoura ou esfregona), por forma a garantir uma decomposição uniforme de toda a matéria através da oxigenação das pilhas, acelerando o processo de compostagem.

- Simultaneamente é efectuada a rega com água ( de preferência com regador) de forma a controlar o teor de humidade do material a compostar. O referido material não pode estar totalmente seco mas também não pode estar “encharcado” , caso contrário forma uma massa compacta que não permite a entrada de ar (arejamento), dificultando assim a decomposição natural.

- Quando o material atinge a sua fase de estabilização (passados cerca de 3 a 4 meses), observa-se a formação de uma substância semelhante a “terra” que é o produto da compostagem, designado composto.

- Ao nível industrial,é colocado num crivo rotativo que o separa em 2 tipos de produtos. O composto propriamente dito, de dimensão mais reduzida, e outro produto mais grosseiro, designado por mulching.

Sem comentários:

Enviar um comentário